• Secretaria ESA/PB

OAB-PB, ESA e TRE discutem ações conjuntas para eleições deste ano



O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, o secretário-geral da OAB-PB, Rodrigo Farias; a Diretora Tesoureira da Escola Superior da Advocacia (ESA-PB), Jullyanna Viegas; a Diretora de Pós-Graduação da ESA-PB, Joelma Queiroz; e o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PB, Marcio Maranhão, se reuniram, na tarde dessa terça-feira (26), com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), desembargador Leandro dos Santos, para debater parcerias e ações conjuntas das duas Instituições nas eleições estaduais deste ano.


Também participaram da reunião a vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Thiciane Carneiro; o secretário-geral, Lincoln Mendes; a ouvidora Laila Viana; e o secretário executivo, Frederich Diniz; o presidente do Instituto de Direito Eleitoral (IDEL-PB), Eduardo Costa; o juiz membro do TRE-PB, Roberto D’Horn Moreira ; e o diretor-geral do TRE-PB, Eduardo Rangel Ribeiro;


Na oportunidade, o presidente Harrison Targino colocou a OAB à disposição do TRE-PB para a realização de parcerias em campanhas de combate a Fake News, ao Caixa 2, de respeito à Justiça Eleitoral, às urnas eletrônicas; além de parcerias no observatório de candidaturas femininas nas eleições deste ano na Paraíba.



“Tratamos de ações comuns para as eleições, discutimos temáticas do Direito Eleitoral, temas que interessam a Justiça Eleitoral e a própria advocacia. Foi uma reunião extremamente positiva, que apontou para a possibilidade de eventos que irão acontecer através da parceria com o Tribunal, além de maior participação e presença da advocacia na fiscalização e realização das eleições”, declarou.


As Diretoras da ESA-PB, Jullyanna Viegas e Joelma Queiroz, também levantaram a possibilidade de realização de parcerias para a cursos de aperfeiçoamento para advogados e funcionários do TRE-PB.


O presidente do TRE-PB, Leandro dos Santos, também destacou a importância de parcerias com a OAB-PB para a realização das atividades do Tribunal, sobretudo em ano eleitoral. “A importância da OAB para o contexto do sistema de Justiça é inegável. É uma parceria que nos é muito cara. Meu gabinete está sempre de portas abertas para a advocacia e a presença da OAB aqui no TRE hoje é exatamente para a gente avançar cada vez mais nessa relação e integração. Nosso objetivo é aperfeiçoar cada vez mais nossa relação, nosso trabalho conjunto”, afirmou.


O secretário-geral da OAB-PB, Rodrigo Farias, agradeceu a receptividade do desembargador Leandro do Santos e ressaltou a confiança da Ordem no trabalho do presidente do TRE-PB. “Quero manifestar a nossa tranquilidade de ter o senhor como presidente do Tribunal nessas eleições, sobretudo nesse pleito que previamente se mostra muito extremado, onde advogados e juízes estarão muito expostos. Por isso essa relação institucional é muito importante”, sustentou.

9 visualizações0 comentário