top of page

INSTITUCIONAL

A Escola Superior de Advocacia Professor Flóscolo da Nóbrega – ESA/PB criada pela Resolução n.º 003/92 compõe a estrutura organizacional da OAB/PB. O objetivo fundamental da ESA é o aprimoramento intelectual e profissional do advogado. Estimular a realização em pesquisa, cursos de atualização e pós-graduação nas diversas áreas do conhecimento jurídico constitui também alguns dos seus objetivos. Antes de ser oficializado o seu funcionamento, as atividades da ESA se limitavam a oferecer cursos, seminários, sem possuir uma política de educação definida para atender à formação intelectual e jurídica do advogado. A partir da década de 1980 a OAB/PB passou a intensificar as ações pedagógicas com o objetivo de estimular as atividades com vistas ao aprimoramento profissional.

A ESA promove ainda atividades didático-pedagógicas e desenvolve projetos visando a formação jurídica e cultural da classe advocatícia, além de cursos específicos relacionados ao Estatuto da Advocacia.

A partir de 22 de fevereiro de 2002, a ESA passou a funcionar em sede própria, contando com estrutura adequada, secretaria própria, biblioteca, salas de aulas, auditório e escritório modelo para atendimento aos estagiários. A nova estrutura da ESA possibilitou uma organização administrativa e pedagógica moderna e adequada à realidade. A demanda por novos cursos e a freqüência maior dos advogados e estudantes ao acervo bibliográfico tornou a Escola uma instituição mais dinâmica e comprometida na consecução dos seus objetivos.

A Escola Superior de Advocacia passou então a buscar alternativas mais eficientes para atender aos avanços tecnológicos, científicos e dos meios de comunicação que passaram a influenciar de forma considerável, a atuação dos profissionais de todas as áreas particularmente dos operadores do Direito. A problematização passou a ser uma constante nas relações sociais e exigir novos conhecimentos e atualização profissional.

A OAB-PB reestruturou, no final do ano de 2010, através da resolução nº 09/GP/2010, a Escola Superior da Advocacia (ESA-PB), com a criação do Núcleo de Campina Grande e as Coordenações e Sub-coordenações da ESA em algumas Subseções do interior do Estado. O Núcleo de Campina, bem como as Coordenações de Cajazeiras, Catolé do Rocha, Guarabira, Patos e Sousa são ligadas administrativamente a ESA-PB, com sede em João Pessoa.

Além da reestruturação organizacional, a ESA passa também por um intenso processo de reforma de suas instalações físicas e modernização de suas atividades para melhor servir aos advogados. Neste sentido, a direção da ESA-PB destaca que a proposta central da Escola é oportunizar aos advogados e estudantes de Direito do Estado cursos de atualização e capacitação.

bottom of page